Labmetro
:
A importância de se verificar a validade da acreditação de um laboratório.
 
Hoje vamos falar sobre a importância de se verificar a validade do certificado de acreditação do laboratório de calibração/ensaio.
 
Desde 25/04/2016 a Coordenação Geral de Acreditação deixou de estabelecer uma data de validade para suas acreditações. Todas as acreditações que estão disponíveis no site do Inmetro estão vigentes. As acreditações que tenham sido canceladas não constam mais no site.
 
Porém existe uma outra situação: quando o laboratório tem a acreditação suspensa, parcial ou totalmente. Esta situação é gerada por não-conformidades graves encontradas pelos avaliadores do Inmetro e que afetam diretamente a qualidade/confiabilidade do serviço prestado. Esta é uma situação incomum e quando ocorre impede o laboratório de realizar calibrações acreditadas até que o problema seja sanado e a não-conformidade tenha sido resolvida. Caso contrário a acreditação do laboratório é cancelada e deve ser iniciado um novo processo de acreditação.
 
Toda empresa passa por problemas, inclusive na atual situação do país. Mas casos como esse demostram um aparente descaso com a qualidade do serviço executado ou até mesmo um despreparo em relação aos requisitos da norma e requisitos técnicos necessários. Vou mais além: no caso de suspensão de um laboratório acreditado, ou seja que já foi avaliado inicialmente, é ainda mais complicado pois por algum motivo ele não atende mais os requisitos da norma. 
 
Por isso que eu sempre recomendo a nossos clientes: conheçam seu fornecedor de calibração, façam uma visita, vejam o rosto das pessoas! As pessoas tem trocado a visita, o contato, pelo documento, pelo questionário de auto avaliação. Nada meus amigos substitui o contato com o fornecedor. É isso que cria parcerias duradouras.
 
O que eu posso recomendar é: neste tempo de crise se aproxime mais do seu fornecedor. Tanto para acompanhar o que ele anda fazendo como para criar um vínculo. Vínculos são importantes, em todos os aspectos da vida. Empresas que trocam constantemente de fornecedor, ano após ano, deveriam parar e rever seus conceitos. Talvez a qualidade não esteja sendo um dos parâmetros para escolha do fornecedor.
 

Rafael Zanuto - Gerente da Qualidade

Consultor de Sistemas de Gestão da Qualidade baseados nas normas NBR ISO-9001 e NBR ISO/IEC 17025.


Categoria: Artigo

Publicado em: